Reencarnação no Cristianismo, no Judaísmo e na Cabala

Por: Ryath (Inspirado por diversos Erês)

Veja a seguinte frase da Bíblia que está em Jeremias 1:5 “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e antes que saísses do ventre da madre, te consagrei e te constituí profeta das nações”.
Jeremias é a parte do antigo testamento da Bíblia, que é anterior ao nascimento de Jesus.
O principal livro do Judaísmo, o Torá, é o mesmo livro do antigo testamento da Bíblia, pois o Cristianismo nasceu com a divergência do Judaísmo que não aceitou Jesus Cristo como messias.
A Bíblia é composta pelo antigo testamento mais o novo testamento, que narram a vida e os ensinamentos de Jesus, enquanto que a Torá é o mesmo livro do antigo testamento, mas não aceita as novas escrituras após Cristo.
Assim sendo, esse escrito que existe na Bíblia, como sendo do antigo testamento, também faz parte do Judaísmo, que declaradamente aceita a reencarnação.
Assim como o Cristianismo tem diversas vertentes, o Judaísmo também, então não sei se existe alguma linha judaica que não acredita em reencarnação.
A Cabala é o segmento místico do Judaísmo, baseada nos versículos do Torá dos Profetas ou escrituras.
A principal leitura da Cabala são os livros do Zohar e os escritos de Ari, e ambos falam em reencarnação.

 


Jesus era Judeu, essa era sua religião, e o Espiritismo sempre afirma que foi no Concilio Ecumênico de Constantinopla, em 553 D. C., que a reencarnação foi retirada do Cristianismo.
O Espiritismo afirma que o Cristianismo antigo acreditava em reencarnação, e faz sentido isso, vendo que o Judaísmo também era.
Já no Novo Testamento da Bíblia encontramos, em Mateus 17,10-13  os seguintes escritos:
Pergunta: "Por que dizem os escribas, que Elias deve vir antes?
Resposta: "Elias há de vir para restabelecer todas as coisas. Mas eu vos digo que Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo, também o filho do homem está para sofrer da parte deles. Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes tinha falado a respeito de João Batista".
No primeiro trecho bíblico deste texto falamos que não é no nascimento da carne que começa a vida, pois ela é anterior, e no segundo vemos uma fala mais clara abordando a reencarnação.
Em Mateus 11, 14-15 existe a seguinte frase: "E, se quiserdes compreendê-los, João é o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos, que escute bem". 
Isso faz uma menção a João ser a reencarnação de Elias.
Esse versículo de João, no Capítulo 3 da Bíblia, nos versículos 3, 4, 6 e 7 mostram muito forte a reencarnação na Bíblia: A isto respondeu Jesus: “em verdade, em verdade te digo que
se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: como pode um homem nascer, sendo
velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
Respondeu Jesus: em verdade, em verdade te digo: quem não
nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do
espírito, é espírito.
Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”.
Já no Versículo 13, ainda do capítulo 3 de João, se fala: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o filho do homem que está no céu”.

 

Alguns Destaques: